70 Anos de Takeshi Kitano – Glória ao Cineasta!

Diretor de cinema, pintor, romancista, comediante. São muitas as facetas de Takeshi Kitano, umas das mais famosas figuras do meio cultural japonês, e que recebe uma mostra retrospectiva de seus filmes na Caixa Cultural do Rio de Janeiro, de 17 a 29 de janeiro de 2017.

9b546f7d7be64f82ca7753e03464056a

Conhecido primeiramente por apresentar programas de humor na televisão, Takeshi inventou nada menos que o Castelo de Kitano, programa que teve uma notória versão brasileira – as Olimpíadas do Faustão. Disposto a aceitar outros desafios, reinventou-se como cineasta, originalmente com obras sobre os gângsters da yakusa – a máfia japonesa – os quais lhe trouxeram fama internacional, além de fãs como Quentin Tarantino. Sem parar de propor outras vias de experimentação, Kitano começou a realizar filmes a partir de outras temáticas, e de forte sensibilidade artística, o que lhe rendeu alguns dos principais prêmios internacionais, como o Leão de Ouro, no Festival de Veneza. Tudo isso, sem abdicar do senso de humor que sempre o destacou – de tempos em tempos, o diretor aposta em comédias rasgadas.

A mostra “70 Anos de Takeshi Kitano: Glória ao Cineasta!” trará ao público 12 de suas obras, mostrando a diversidade de sua produção, assim como sua versatilidade artística – ele também atua em vários das obras.

“Dividimos seus trabalhos em três linhas mestras: ‘O Submundo do Crime’; ‘Experimentações’ e a ‘Trilogia Autobiográfica’. Há filmes de ação, de comédia, de drama, e alguns em que tudo isso aparece misturado” – diz Gustavo Henrique, um dos curadores da mostra , e pesquisador da obra de Kitano.

Vale ressaltar que a mostra acontecerá justamente durante o aniversário de 70 anos do artista: “É nossa forma de homenageá-lo, e também de permitir ao público carioca assistir a vários filmes que não entraram em circuito comercial por aqui, alguns totalmente inéditos no país” – conta Guilherme Delgado, o outro curador do evento.

Todos os filmes terão legendagem em português, e os mais interessados, que assistirem a duas sessões ou mais, ganharão gratuitamente um catálogo, com informações e estudos sobre a filmografia de Kitano.

INFORMAÇÕES:

DE 17 A 29 DE JANEIRO, NO CINEMA 1, DA CAIXA CULTURAL DO RIO DE JANEIRO

Curadoria e Produção: Guilherme Delgado e Gustavo Henrique

Programação Visual: Not.a.pipe

Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Realização: Tentáculos Espetáculos

ALGUMAS NOTÍCIAS:

http://extra.globo.com/tv-e-lazer/mostra-celebra-70-anos-de-takeshi-kitano-com-retrospectiva-da-carreira-do-cineasta-artista-japones-no-rio-20750908.html

https://catracalivre.com.br/rio/agenda/barato/takeshi-kitano-e-homenageado-com-mostra-na-caixa-cultural/

http://revistadecinema.uol.com.br/2017/01/retrospectiva-takeshi-kitano/

IMG-20170127-WA0008